Oração a São Roque
Glorioso São Roque,
alcançai-nos de Cristo Nosso Senhor
as graças que nos são necessárias para vivermos dignamente a vida cristã.
Aumentai em nós a fé,
a esperança e a caridade.
Seguindo o Vosso Exemplo queremos amar a Deus sobre todas as coisas
e amar ao próximo como Cristo nos mandou.
Queremos ajudar aos pobres,
aos doentes,
aos necessitados de toda a espécie,
como vós mesmo o fizestes.
E que um dia, na glória do céu,
nós possamos, convosco,
gozar da vida eterna.
Amém.
São Roque
Doentes e Necessitados – Conheça a história de São Roque
São Roque teria nascido em Montpellier, França, por volta de 1350. Órfão de pai e mãe, foi educado por um tio. Quando tinha cerca de 20 anos, resolveu se desfazer de seus bens e peregrinar a Roma. No caminho, parou na cidade de Acquapendente, então assolada pela peste, e atuou como voluntário na assistência aos doentes.
Realizou as primeiras curas milagrosas usando apenas um bisturi e o sinal da cruz. Em seguida, visitou muitas outras cidades e aldeias afetadas pela peste e ajudou os doentes. Na volta à sua cidade natal ele próprio contraiu a doença e, para não transmiti-la à outras pessoas, resolveu se isolar em uma floresta próxima. Ele teria morrido de fome se não fosse por um cão que lhe trazia diariamente um pedaço de pão. Miraculosamente curado, conseguiu chegar a Montpellier, mas foi preso, acusado de ser um espião.
Sem revelar sua verdadeira identidade, morreu incógnito na prisão. Só foi reconhecido depois disso, quando encontraram em seu peito um sinal de nascença em forma de cruz, pelo qual era muito conhecido na cidade. É padroeiro dos inválidos, dos falsamente acusados, dos cirurgiões e dos cães. Sua celebração se dá em 16 de agosto, dia de sua morte.
APELA PRO SANTO - Volume 2
Aumenta a sua conexão com Deus, traz conforto e força nos momentos mais difíceis.